quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Conhece o Juramento de Hipócrates?

Colesterol elevado e suas consequencias


Uma viagem pela circulação sanguínea, artérias coronárias, "pegando uma carona" com o sangue.
Veja a causa do infarto e do AVC nesta sequencia ilustrada produzida pela Astra-Zeneca, industria farmaceutica que atua em pesquisas e desenvolvimento de medicamentos que nos auxiliam a combater a terrível aterosclerose.
Dr Rogério

Entenda melhor o Diabetes



Um excelente trabalho desenvolvido pela NOVARTIS, voltado a compreensão desta doença que está sendo considerada já uma epidemia mundial. A Novartis é uma indústria farmacêutica que atua não apenas produzindo e comercializando medicamentos, mas também atua fortemente no campo da ciência e da atualização médica. Agradeço aqui publicamente a parceiria.
Dr Rogério Ruiz

Veja as estruturas cardíacas


Conheça as estruturas cardíacas.
Neste vídeo muito bem preparado, para fins didáticos, com os devidos créditos surgindo na tela, voce poderá ver a musculatura cardíaca e a dinâminca das válvulas em funcionamento.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009


O horário de verão começa à zero hora de domingo(18), quando os relógios devem ser adiantados em uma hora. Não é só o relógio que precisa ser adaptado mas nosso organismo também. A mudança altera a produção de um hormônio chamado melatonina. Acionado pela falta de luz, é ele o responsável por regular o sono.

Pode ocorrer maior dificuldade do organismo em relaxar.

Recomenda-se evitar consumo de café e chá preto e fazer exercícios físicos pesados, comer demais no jantar, dormir sem se alimentar, tomar banho muito frio ou muito quente e ler livros ou filmes estimulantes pouco antes de deitar.

Para se manter a saúde, o sono é fundamental.





Respondendo a perguntas: qual é o limite da frequência cardíaca da criança?

Em média, temos estes números:

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Atividade física com Segurança


A prática de exercício físico é, de modo geral, bastante segura. Mesmo em pacientes com doença cardíaca envolvidos em programa de reabilitação, a taxa de complicações atribuíveis à prática de exercício varia entre 1/100.000 até 1/300.000 e o risco de eventos cardíacos adversos diminui com a prática regular de atividade física.

Mesmo com baixo risco e poucas complicações, se você pretende começar atividade física é necessário primeiro procurar orientação médica. O médico poderá ter uma idéia geral do seu estado de saúde e prescrever atividade física adequadamente, ou ainda contra indicar a prática de atividade física até que haja condições adequadas, por exemplo, é necessário estar com a pressão controlada antes de começar a se exercitar, pois durante o exercício a pressão costuma subir.

Vale lembrar ainda os principais sinais de alerta que indicam a necessidade de procurar imediatamente atendimento médico: dor torácica em aperto (angina) precipitada por exercício, sensação anormal de falta de ar ou cansaço durante o exercício, tontura ou palpitações cardíacas precipitada pelo esforço.

Para começar a se exercitar após os 40 anos pode ser útil procurar atividades de menor impacto, pelo menos no início, tais como, hidroginástica, natação ou bicicleta ergométrica.

Além da prática de exercício formal, é possível exercitar se também no dia-a-dia: pode-se usar escadas ao invés de elevador, descer do ônibus um ponto antes e caminhar uma parte do percurso, parar o carro um pouco mais longe do destino e caminhar um trecho, ou aproveitar o fim de semana para uma caminhada no parque com a família ou as crianças.
Sociedade Brasileira de Hipertensão.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

respondendo a perguntas: Há exame que substitui o Cateterismo?

Cada Exame tem uma finalidade. O "cateterismo", como é cohecida a cineangiocornariografia, é um exame destinado a estudar o fluxo das artérias coronárias, através da injeção de contraste em seu interior, sendo acompanhado o fluxo através do RX.
Um exame considerado complexo por muitos, devido a mística criada ao seu redor, porém atualmente rápido.Como alternativa temos a angioressonância de artérias coronarianas, mas ainda inacessível a grande maioria dos convênios.
Em São Paulo ainda não temos muitos Centros Diagnósticos aparelhados.

Veja na foto abaixo, a qual fiz durante um curso de aperfeiçoamento no Hospital Metodista em Houston, no Texas - EUA, comparando o cateterismo convencional (à direitA) a Angioressonância (à esquerda), em um paciente com obstrução em artéria coronária esquerda.

Dr Rogério Ruiz

terça-feira, 13 de outubro de 2009

respondendo a perguntas: Tem que abrir o coração na cirurgia de Ponte de Safena?


A cirurgia chama-se "revascularização".
Como na foto,pode-se visualizar os enxertos de artérias mamária e radial sendo suturadas (como se fossem "costuradas") nas artérias coronárias nativas.
Assim não se abre o coração, mas se colocam enxertos em seu lado externo.

O tórax, invariavelmente precisa ser aberto.

Problemas devem ser eliminados


Hoje, uma senhora muito amável esteve no consultório pela manhã.

Acometida por um infarto há 2 anos, submetida a cateterismo e angioplastia, hoje faz uso de medicamentos. Veio com seus exames de Ecocardiograma e de sangue com bons níveis de colesterol, glicemia, etc. Seu ECO também é bom. Natural que ela quisesse ouvir uma boa notícia vinda do médico, no caso EU!



Infelizmente não posso emitir uma boa notícia para ela em especial porque ela continua fumando.

Disse a ela que a situação é semelhante a uma corda amarrada em um navio para segurá-lo. A corda pode ser boa, mas não aguentará por muito tempo. Ela precisa parar de fumar. Seu coração aguentou bem a adversidade do infarto, resistiu, mas por quanto tempo mais resistirá se continuar a ser agredido?

Acompanhe esta história retirada de um texto do psiquiatra Roberto Shinyashiki:

"O Guardião de um mosteiro morreu e foi preciso substituí-lo. O Grande Mestre reuniu todos os irmãos, para fazer a escolha do novo Guardião. Assumiria o posto o monge que primeiro conseguisse resolver o problema a ser apresentado naquele momento.

Então, o Grande Mestre colocou um banquinho no centro da sala e, em cima dele, um vaso de porcelana raríssimo, com uma belíssima rosa amarela a enfeitá-lo.

Disse apenas:— Aqui está o problema!Todos ficaram olhando a cena. O vaso lindíssimo, de valor extraordinário, a flor maravilhosa no centro!

O que representavam? O que fazer? Qual seria o enigma?Nesse momento, um dos discípulos sacou a espada, olhou o Grande Mestre, os companheiros, dirigiu-se ao centro da sala e “zapt”!

Destruiu tudo com um só golpe.Tão logo o discípulo retornou ao seu lugar, o Grande Mestre disse:

— Você é o novo Guardião...

Não importa que o problema seja algo lindo ou fascinante... Se for um problema, precisa ser eliminado

sábado, 10 de outubro de 2009

respondendo a perguntas: Qual a pressão normal para idosos?

Antigamente se acreditava que idosos teriam pressão arterial maior que jovens e adultos.
Entretanto, sabe-se hoje que a manutenção de níveis pressóricos considerados ótimos são diretamente relacionados a proteção de doenças cardiovasculares, e consequentemente a longevidade.

Veja na tabela abaixo a classificação atual de níveis pressóricos preconizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Dr Rogério Ruiz

respondendo a perguntas: qual aparelho de pressão eu devo comprar?


Esfigmomanômetro é o nome do aparelho que mede a pressão arterial.
É um dipositivo que compara a tensão que o sangue exerce na parede das atérias com a força necessária para se movimentar uma coluna de mercúrio. Assim, o aparelho original conta com uma régua vertical, colocada a 1 metro de altura do chão e uma coluna de mercúrio.
Uma adaptação mais usual deste aparelho e muito comum é a que tem um manômetro (em forma de relógio) acoplado a braçadeira do conjunto. Este aparelho associado a um estetoscópio proporciona ao médico a possibilidade de se aferir a resistência das artérias frente a força exercida pelo sangue.
Atualmente tem surgido aparelhos digitais, automáticos, movidos a pilhas comuns, usados tanto no pulso como no braço; porém muito oscilantes em seus resultados.
Os aparelhos de pressão devem ser calibrados periodicamente, representando um fator negativo aos digitais, pois não se tem como fazê-lo, além do fato de serem susceptíveis a variações relacionadas a força das pilhas.
Há recomendações técnicas que devem ser obedecidas para se aferir a pressão arterial, que se não forem obedecidas podem comprometer a aferição, incorrendo em um resultado não verdadeiro, podendo resultar em medidas equivocadas decorrentes de uma informação errônea.
Portanto, não compre aparelhos de pressão sem conversar antes com seu médico.
Dr Rogério Ruiz

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Depressão leva ex-fumantes a retomarem o vício


Uma pesquisa da UNIFESP demonstra que o risco de retomar vícios é muito comum em portadores de Depressão.
Veja a notícia na íntegra acessando o link abaixo:

Depressão em Homens e Mulheres

Os sintomas depressivos podem ser diferentes em homens e mulheres.
Acompanhe no quadro ao lado uma estatística compilada pela PUC-SP sobre a distribuição dos sintomas em incidência por gênero de acordo com sua prevalência.
A importância deste tema é relevante devido a sua crescente incidência e também pela forte correlação com doenças cardiovasculares.
Mente sã, corpo são.

Quanto tempo vou tomar anti-depressivo?

O tratamento da depressão com auxílio de medicamentos não tem resultado imediato. Os medicamentos começam a agir de forma lenta, pois precisam atingir uma concentração mínima necessária em nosso organismo. Nem sempre o paciente é "paciente" o suficiente para tolerar esta fase inicial. Às vezes o paciente pode até mesmo experimentar uma piora discreta de seus sintomas de angústia nos primeiros dias de medicação, mas não porque o remédio esteja "fazendo mal" , mas porque seu quadro clínico ainda encontra-se em progressão antes mesmo do medicamento atingir o tempo necessário para exercer seu efeito. Nesta fase há pacientes que chegam até mesmo a parar com o tratamento, o que pode - aí sim - agravar seu quadro.
Por isso é importante manter-se em contato com o médico.

Dicas sobre o tratamento da "pressão alta"


Hipertensão




Angioplastia, stent, o que significam estes termos?

Angioplastia ("plástica do vaso sanguíneo") é uma técnica de revascularização coronariana, ou seja, uma forma de tornar a artéria coronária novamente viável para o fluxo de sangue - que encontra-se obstruído ou "entupido".
Stent é uma prótese cilíndrica, introduzida na artéria - através da angioplastia - para promover o remodelamento da artéria a ser tratada.


quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Qual o nível de colesterol ideal?


Coração e o Inverno

Os dias frios sempre despertam preocupação em relação a doenças respiratórias, como gripes, resfriados e rinites alérgicas. Poucos sabem, no entanto, que as baixas temperaturas representam também risco de complicações cardiovasculares. “Há uma incidência 10% a 18% maior de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC) durante o inverno”, afirma Luiz Eduardo Mastrocolla, assessor médico do serviço de Cardiologia do Fleury.
A relação entre frio e doenças cardiovasculares tem na hipertensão arterial uma das principais causas. Quando sentimos frio, ocorre a liberação de uma substância, um tipo de catecolamina, que contrai os vasos sanguíneos, em especial as artérias. Esse é um mecanismo que diminui a dissipação do calor, muito importante para enfrentarmos o frio. Por outro lado, ele provoca a diminuição do calibre arterial, que aumenta a resistência contra a qual o coração necessita bombear para movimentar o sangue, além de dificultar a própria circulação nas diversas partes do organismo, já que o fluxo de sangue acontece num vaso com menor calibre. Essa situação provoca uma sobrecarga para o coração e um risco especial para o cérebro.
“Além disso, podem ocorrer alterações no perfil metabólico durante os dias mais frios. A elevação dos níveis de colesterol, causada pelo consumo de alimentos mais gordurosos, é uma delas”, explica o cardiologista Renato Scotti Bagnatori, do Fleury. O colesterol em excesso pode formar perigosas placas de gordura que, com o tempo, podem obstruir e comprometer o fluxo sanguíneo nas artérias do coração e do cérebro resultando, respectivamente, no infarto do miocárdio e no acidente vascular cerebral.
As pessoas que correm mais risco de apresentar problemas cardiovasculares no frio são as que já sofrem de doenças cardíacas, obesidade, hipertensão arterial e diabetes. Isso é ainda mais grave se cursar concomitantemente com a doença aterosclerótica. “O frio excessivo pode levar à ruptura de uma placa aterosclerótica, o que causa a trombose intravascular e a obstrução da artéria”, afirma Mastrocolla.
É por isso que, no que tange à prevenção do infarto e do AVC, o controle dessas condições de saúde é a principal recomendação dos médicos. “Controlar os fatores de risco é essencial. Isso envolve parar de fumar e adotar a prática regular de atividade física, além, claro, de estar atento aos níveis do colesterol, à pressão arterial e ao controle do diabetes mellitus”, diz Marcela Oliveira Lima, do serviço de Cardiologia do Fleury. "Fica claro também que a exposição ao frio se torna uma preocupação, e, por isso, deve ser evitada."
A população de faixa etária mais avançada é a mais propensa a essas complicações, segundo Renato Scotti Bagnatori. “Acredita-se que o idoso, por possuir uma reserva fisiológica mais restrita, tenha menos capacidade de enfrentar essas condições e responda com aumento exacerbado dos níveis de pressão arterial e transtornos mais frequentes de coagulação sanguínea, além de mais propensão às infecções típicas do frio, que podem ser fatores desencadeantes de eventos cardiovasculares.”
É importante, portanto, ficar muito atento aos sinais clássicos do infarto e do AVC. “Dor no peito em caráter opressivo, com ou sem irradiação para os membros superiores, sudorese fria, falta de ar e náusea são os sintomas mais perceptíveis da doença coronariana instável”, diz a cardiologista Marcela Oliveira Lima. Já o AVC é caracterizado por perda repentina da força muscular e/ou da visão, dificuldade para falar, tonturas, formigamento em um dos lados do corpo, alterações de memória, dor de cabeça, náuseas e vômitos.
Ao surgimento desses sintomas, deve-se procurar um serviço de emergência, para a avaliação de um médico que levantará a suspeita clínica e solicitará os exames necessários para confirmar sua hipótese. “Na avaliação do médico, o paciente pode ser submetido a um eletrocardiograma – que, em muitas situações, pode sugerir a interrupção da circulação sanguínea no coração – e a exames de sangue que medem o nível de enzimas que aumentam com a destruição de células cardíacas. Em determinadas situações o ecocardiograma também pode ser útil”, diz Mastrocolla. Nos casos de comprometimento neurológico essa investigação amplia-se com os estudos das condições cerebrais, que podem incluir desde ultrassonografias com doppler das artérias até ressonâncias nucleares magnéticas.

- Fontes: Luiz Eduardo Mastrocolla, assessor médico do serviço de Cardiologia do Fleury; Renato Scotti Bagnatori e Marcela Oliveira Lima, cardiologistas do Fleury