sábado, 17 de outubro de 2015

Agendamentos Consultório: retomará no dia 03/11

Resultado de imagem para india
Devido participação em Simpósio Internacional, o consultório retomará os atendimentos a partir do dia 03/11/2015.
Quaisquer dúvidas, em horário comercial, falar com Sr Eneias 7829-2712
Agendamento Amil: www.agendesuaconsulta.amil.com.br



segunda-feira, 5 de outubro de 2015





Rio de Janeiro, 05 de outubro de 2015.

Prezados senhores,

A audiência pública realizada em Brasília, em 29 de setembro de 2015, confirmou claramente o desabastecimento da penicilina Benzatina do mercado brasileiro.

Este medicamento é sabidamente a opção terapêutica mais custo-efetiva e essencial para a prevenção das graves sequelas orovalvares da doença reumática (DR), além do tratamento de outras doenças, como a sífilis.

A DR já foi erradicada em países desenvolvidos, permanecendo, entretanto, em nosso meio como um vergonhoso estigma de comunidades marginalizadas e negligenciadas, com altíssimos custos econômicos e sociais. Estudos nacionais demonstram que, pela dificuldade da prevenção primária, a profilaxia secundária deve ser a principal prioridade no controle da doença. E esta profilaxia, pelas razões já mencionadas, depende monumentalmente do uso da penicilina Benzatina.

A responsabilidade científica e cidadã de uma sociedade médica não pode permitir que doenças e comunidades historicamente negligenciadas sejam privadas de soluções simples e baratas.

Dessa forma, a Sociedade Brasileira de Cardiologia usará toda a sua influência científica, sua estrutura e, principalmente, a solidariedade da sua comunidade cardiológica para atuar junto à sociedade civil, AMB e CFM, em todas as instâncias técnicas, políticas e governamentais para a rápida resolução desse grave problema.

Temos a certeza que nosso pleito, em defesa da saúde cardiovascular de nosso povo, consoante à nossa atividade ética e associativa, será acolhido por todos aqueles que, como nós, comungam da responsabilidade da qualidade assistencial do povo brasileiro e que todas as medidas serão realizadas para repor imediatamente os estoques de penicilina Benzatina à disposição de nossos pacientes.


Sociedade Brasileira de Cardiologia

domingo, 4 de outubro de 2015

Sono e Saúde

A qualidade de seu sono é suficiente? Você está dormindo mais do que deveria? Os hábitos de sono incorretos podem colocá-lo em maior risco para os primeiros sinais de doença cardíaca quando comparados com aqueles que atingem um sono de boa e adequada qualidade, de acordo com um estudo publicado na revista da American Heart Association Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology.
"O sono inadequado é um problema comum e uma provável fonte de problemas de saúde, incluindo sinais visíveis de doença, tais como ataque cardíaco", disse Chan-Won Kim, MD, coautor do estudo e professor associado clínico no centro para estudos de coorte do Kangbuk Samsun Hospital, Sungkyunkwan University School of Medicine em Seul, Coreia do Sul.
Pesquisadores estudaram mais de 47.000 adultos jovens e de meia-idade, que completaram um questionário de sono e tinham feito testes para detectar as lesões iniciais da artéria coronária e medir a rigidez arterial. As lesões coronárias iniciais foram detectadas como a presença de cálcio nas artérias coronárias e a rigidez arterial foi avaliada pela medição da velocidade ou pela velocidade da onda de pulso entre as artérias na parte superior do braço e tornozelo.
Depois da medição de cálcio, os pesquisadores descobriram:
Adultos que dormem cinco ou menos horas por dia têm 50% mais cálcio nas suas artérias coronárias do que aqueles que dormem sete horas por dia.
Quem dorme nove ou mais horas por dia, tem mais de 70 por cento mais cálcio coronariano em comparação com aqueles que dormem sete horas.
Adultos que relataram a qualidade de sono fraca tinham mais do que 20 por cento mais cálcio coronariano do que aqueles que relataram qualidade boa de sono.
"Também observamos um padrão semelhante quando medimos a rigidez arterial", disse Yoosoo Chang, M.D., Ph.D., coautor principal do estudo e professor associado no centro para estudos de coorte do Kangbuk Samsun Hospital. "Adultos com fraca qualidade do sono têm artérias mais rígidas do que aqueles que dormem sete horas por dia, ou tinham sono de boa qualidade. Em geral, vimos os níveis mais baixos de doenças vasculares em adultos que dormem sete horas por dia e relatórios de boa qualidade do sono."
Os achados do estudo destacam a importância da quantidade e qualidade de sono adequadas para manter a saúde cardiovascular.
"Para os médicos, talvez seja necessário avaliar a qualidade do sono dos pacientes quando eles avaliam o risco cardiovascular e o estado de saúde de homens e mulheres", disse Kim.
As avaliações autorrelatadas de duração e qualidade do sono no estudo podem subestimar o risco cardiovascular, disseram os pesquisadores.
Referências:
Chan-Won Kim et al, Sleep Duration, Sleep Quality, and Markers of Subclinical Arterial Disease in Healthy Men and Women. Arteriosclerosis, Thrombosis, and Vascular Biology, 2015; ATVBAHA.115.306110 DOI: 10.1161/ATVBAHA.115.306110
Fonte: Science Daily

Depressão: muito mais que "coisa da cabeça"

Depressão: muito mais que "coisa da cabeça"



Basicamente a bioquímica envolvida no funcionamento do nosso comportamento se compõe de neurotransmissores, que são hormônios capazes de influenciar e determinar nossas ações e reações.

A interação destas substâncias é fundamental, e o conhecimento sobre esta dinâmica aumenta a cada novo estudo.

Para a cardiologia esse tema é fundamental, uma vez que envolve mecanismos que se expressam com  intensidade tal a ponto de mimetizar uma cardiopatia, resultado da ansiedade proporcionada por esses agentes químicos. O mesmo se aplica a Obesidade e suas consequências.

 Ainda há muito a se descobrir.