domingo, 26 de junho de 2011

Carboidratos, proteínas ou calorias?

 

Este estudo, que foi realizado durante dois anos na Nova Zelândia, divididos pessoas obesas com diabetes tipo 2 em dois grupos:
 - um que comeu um regular baixo teor de gordura, dieta rica em carboidratos (que atuou como controle) 
 - outro grupo comeu uma baixo teor de gordura, dieta rica em proteínas.

Realizou-se medida de peso e circunferência da cintura, no início e, em seguida, aos 6, 12 e 24 meses. Também foram analisados outros fatores relacionados às complicações do diabetes, tais como resultados de hemoglobina glicosilada, pressão arterial e níveis de colesterol (que medem fatores de risco para doença coronariana).
Depois de dois anos, ambos os grupos perderam peso, reduziram sua circunferência da cintura, e baixaram sua hemoglobina glicosilada. Não houve diferença significativa entre os grupos, exceto que o padrão do perfil lipídico foi diferente durante os dois anos, mas acabou com resultados semelhantes após ao final do estudo.
Então, o que significa isso? Não importa que tipo de dieta que você prefere , é o número total de calorias que você consome o que mais importa.

Um comentário:

  1. "Não importa que tipo de dieta que você prefere, é o número total de calorias que você consome o que mais importa."

    Dito desta forma, até parece simples, mas o problema é que o tipo/qualidade dos alimentos influencia o total de calorias que se consomem a médio/longo prazo. As dietas com restrição de hidratos de carbono neolíticos, por inúmeras razões e mecanismos, são mais favoráveis na diabetes, e têm provas dadas em estudos (ver em www.nmsociety.org). As autoridades oficiais insistem em não reconhecer isto, mesmo quando no seu principal estudo, o Women's Health Initiative Study, se verificou que a dieta low-fat oficial agrava a glicémia em pessoas diabéticas. Ver em http://diabetesupdate.blogspot.com/2011/06/news-you-missed-whi-low-fat-diet.html

    ResponderExcluir