segunda-feira, 5 de outubro de 2015





Rio de Janeiro, 05 de outubro de 2015.

Prezados senhores,

A audiência pública realizada em Brasília, em 29 de setembro de 2015, confirmou claramente o desabastecimento da penicilina Benzatina do mercado brasileiro.

Este medicamento é sabidamente a opção terapêutica mais custo-efetiva e essencial para a prevenção das graves sequelas orovalvares da doença reumática (DR), além do tratamento de outras doenças, como a sífilis.

A DR já foi erradicada em países desenvolvidos, permanecendo, entretanto, em nosso meio como um vergonhoso estigma de comunidades marginalizadas e negligenciadas, com altíssimos custos econômicos e sociais. Estudos nacionais demonstram que, pela dificuldade da prevenção primária, a profilaxia secundária deve ser a principal prioridade no controle da doença. E esta profilaxia, pelas razões já mencionadas, depende monumentalmente do uso da penicilina Benzatina.

A responsabilidade científica e cidadã de uma sociedade médica não pode permitir que doenças e comunidades historicamente negligenciadas sejam privadas de soluções simples e baratas.

Dessa forma, a Sociedade Brasileira de Cardiologia usará toda a sua influência científica, sua estrutura e, principalmente, a solidariedade da sua comunidade cardiológica para atuar junto à sociedade civil, AMB e CFM, em todas as instâncias técnicas, políticas e governamentais para a rápida resolução desse grave problema.

Temos a certeza que nosso pleito, em defesa da saúde cardiovascular de nosso povo, consoante à nossa atividade ética e associativa, será acolhido por todos aqueles que, como nós, comungam da responsabilidade da qualidade assistencial do povo brasileiro e que todas as medidas serão realizadas para repor imediatamente os estoques de penicilina Benzatina à disposição de nossos pacientes.


Sociedade Brasileira de Cardiologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário