domingo, 4 de outubro de 2015

Sono e Saúde

A qualidade de seu sono é suficiente? Você está dormindo mais do que deveria? Os hábitos de sono incorretos podem colocá-lo em maior risco para os primeiros sinais de doença cardíaca quando comparados com aqueles que atingem um sono de boa e adequada qualidade, de acordo com um estudo publicado na revista da American Heart Association Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology.
"O sono inadequado é um problema comum e uma provável fonte de problemas de saúde, incluindo sinais visíveis de doença, tais como ataque cardíaco", disse Chan-Won Kim, MD, coautor do estudo e professor associado clínico no centro para estudos de coorte do Kangbuk Samsun Hospital, Sungkyunkwan University School of Medicine em Seul, Coreia do Sul.
Pesquisadores estudaram mais de 47.000 adultos jovens e de meia-idade, que completaram um questionário de sono e tinham feito testes para detectar as lesões iniciais da artéria coronária e medir a rigidez arterial. As lesões coronárias iniciais foram detectadas como a presença de cálcio nas artérias coronárias e a rigidez arterial foi avaliada pela medição da velocidade ou pela velocidade da onda de pulso entre as artérias na parte superior do braço e tornozelo.
Depois da medição de cálcio, os pesquisadores descobriram:
Adultos que dormem cinco ou menos horas por dia têm 50% mais cálcio nas suas artérias coronárias do que aqueles que dormem sete horas por dia.
Quem dorme nove ou mais horas por dia, tem mais de 70 por cento mais cálcio coronariano em comparação com aqueles que dormem sete horas.
Adultos que relataram a qualidade de sono fraca tinham mais do que 20 por cento mais cálcio coronariano do que aqueles que relataram qualidade boa de sono.
"Também observamos um padrão semelhante quando medimos a rigidez arterial", disse Yoosoo Chang, M.D., Ph.D., coautor principal do estudo e professor associado no centro para estudos de coorte do Kangbuk Samsun Hospital. "Adultos com fraca qualidade do sono têm artérias mais rígidas do que aqueles que dormem sete horas por dia, ou tinham sono de boa qualidade. Em geral, vimos os níveis mais baixos de doenças vasculares em adultos que dormem sete horas por dia e relatórios de boa qualidade do sono."
Os achados do estudo destacam a importância da quantidade e qualidade de sono adequadas para manter a saúde cardiovascular.
"Para os médicos, talvez seja necessário avaliar a qualidade do sono dos pacientes quando eles avaliam o risco cardiovascular e o estado de saúde de homens e mulheres", disse Kim.
As avaliações autorrelatadas de duração e qualidade do sono no estudo podem subestimar o risco cardiovascular, disseram os pesquisadores.
Referências:
Chan-Won Kim et al, Sleep Duration, Sleep Quality, and Markers of Subclinical Arterial Disease in Healthy Men and Women. Arteriosclerosis, Thrombosis, and Vascular Biology, 2015; ATVBAHA.115.306110 DOI: 10.1161/ATVBAHA.115.306110
Fonte: Science Daily

Nenhum comentário:

Postar um comentário