quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Atividade física com Segurança


A prática de exercício físico é, de modo geral, bastante segura. Mesmo em pacientes com doença cardíaca envolvidos em programa de reabilitação, a taxa de complicações atribuíveis à prática de exercício varia entre 1/100.000 até 1/300.000 e o risco de eventos cardíacos adversos diminui com a prática regular de atividade física.

Mesmo com baixo risco e poucas complicações, se você pretende começar atividade física é necessário primeiro procurar orientação médica. O médico poderá ter uma idéia geral do seu estado de saúde e prescrever atividade física adequadamente, ou ainda contra indicar a prática de atividade física até que haja condições adequadas, por exemplo, é necessário estar com a pressão controlada antes de começar a se exercitar, pois durante o exercício a pressão costuma subir.

Vale lembrar ainda os principais sinais de alerta que indicam a necessidade de procurar imediatamente atendimento médico: dor torácica em aperto (angina) precipitada por exercício, sensação anormal de falta de ar ou cansaço durante o exercício, tontura ou palpitações cardíacas precipitada pelo esforço.

Para começar a se exercitar após os 40 anos pode ser útil procurar atividades de menor impacto, pelo menos no início, tais como, hidroginástica, natação ou bicicleta ergométrica.

Além da prática de exercício formal, é possível exercitar se também no dia-a-dia: pode-se usar escadas ao invés de elevador, descer do ônibus um ponto antes e caminhar uma parte do percurso, parar o carro um pouco mais longe do destino e caminhar um trecho, ou aproveitar o fim de semana para uma caminhada no parque com a família ou as crianças.
Sociedade Brasileira de Hipertensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário