quarta-feira, 14 de outubro de 2009

respondendo a perguntas: Há exame que substitui o Cateterismo?

Cada Exame tem uma finalidade. O "cateterismo", como é cohecida a cineangiocornariografia, é um exame destinado a estudar o fluxo das artérias coronárias, através da injeção de contraste em seu interior, sendo acompanhado o fluxo através do RX.
Um exame considerado complexo por muitos, devido a mística criada ao seu redor, porém atualmente rápido.Como alternativa temos a angioressonância de artérias coronarianas, mas ainda inacessível a grande maioria dos convênios.
Em São Paulo ainda não temos muitos Centros Diagnósticos aparelhados.

Veja na foto abaixo, a qual fiz durante um curso de aperfeiçoamento no Hospital Metodista em Houston, no Texas - EUA, comparando o cateterismo convencional (à direitA) a Angioressonância (à esquerda), em um paciente com obstrução em artéria coronária esquerda.

Dr Rogério Ruiz

Um comentário:

  1. Onde posso encontrar esse exame de angioressonancia de coronárias, o médico solicitou para minha mãe, entrei em contato com hcor, beneficiencia portuguesa de são Paulo, Incor, inúmeras clínicas e diagnósticos e nenhum lugar faz esse exame em são Paulo, teria alguma indicação? Obrigada.

    ResponderExcluir