sábado, 10 de outubro de 2009

respondendo a perguntas: qual aparelho de pressão eu devo comprar?


Esfigmomanômetro é o nome do aparelho que mede a pressão arterial.
É um dipositivo que compara a tensão que o sangue exerce na parede das atérias com a força necessária para se movimentar uma coluna de mercúrio. Assim, o aparelho original conta com uma régua vertical, colocada a 1 metro de altura do chão e uma coluna de mercúrio.
Uma adaptação mais usual deste aparelho e muito comum é a que tem um manômetro (em forma de relógio) acoplado a braçadeira do conjunto. Este aparelho associado a um estetoscópio proporciona ao médico a possibilidade de se aferir a resistência das artérias frente a força exercida pelo sangue.
Atualmente tem surgido aparelhos digitais, automáticos, movidos a pilhas comuns, usados tanto no pulso como no braço; porém muito oscilantes em seus resultados.
Os aparelhos de pressão devem ser calibrados periodicamente, representando um fator negativo aos digitais, pois não se tem como fazê-lo, além do fato de serem susceptíveis a variações relacionadas a força das pilhas.
Há recomendações técnicas que devem ser obedecidas para se aferir a pressão arterial, que se não forem obedecidas podem comprometer a aferição, incorrendo em um resultado não verdadeiro, podendo resultar em medidas equivocadas decorrentes de uma informação errônea.
Portanto, não compre aparelhos de pressão sem conversar antes com seu médico.
Dr Rogério Ruiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário