segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Depressão: uma realidade cada vez mais presente no consultório do Cardiologista!


Os que estiveram em consulta comigo já perceberam que incluo na avaliação perguntas referentes ao estado emocional, mesmo de quem vem para uma simples avaliação de atividade física. Esta prática tem se tronado realidade em ambito geral da Cardiologia. Em uma publicação internacional temos agora isto como uma recomendação: acompanhe:

"Cardiologistas devem investigar os sinais de depressão em seus pacientes, medicá-los ou encaminhá-los a profissionais de saúde mental. Essa é a nova orientação da Associação Americana do Coração, publicada na revista "Circulation". A medida também será adotada no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.
A decisão vem amparada em novos estudos que mostram que pessoas que sofreram infartos ou que já foram hospitalizadas por problemas no coração têm até três vezes mais chances de desenvolver depressão do que a população em geral. No entanto, apenas metade dos cardiologistas tratam seus pacientes de depressão."

Os autores do artigo publicado na Revista "Circulation" alertam que a depressão pode piorar os prognósticos e deteriorar a qualidade de vida dos pacientes cardíacos. Os depressivos tendem a deixar de tomar medicações para o controle do risco cardiovascular e a não seguir mudanças de estilo de vida recomendadas, como dieta equilibrada e exercícios físicos.

"Penso que, ao cuidarmos da depressão, poderemos reduzir consideravelmente o sofrimento desses pacientes e melhorar o resultado dos tratamentos", afirmou Erika Froelicher, professora na Universidade da Califórnia (EUA) e uma das autoras do artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário