sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Dicas da Dra Luciene

OSTEOPOROSE: CUIDADO COM O CONSUMO EXCESSIVO DE CAFÉ!


A cafeína, substância encontrada principalmente no café, aumenta a eliminação de cálcio através da urina. O cálcio é um mineral essencial para a saúde óssea, sendo indispensável para a formação de ossos e dentes, juntamente com o fósforo e a vitamina D. A carência de cálcio acarreta diminuição no crescimento, dentes e ossos frágeis, além de doenças como o raquitismo e a osteoporose. O consumo de cafeína em quantidades excessivas (mais de 400 mL por dia ou o equivalente a duas xícaras de chá cheias de café), associado a um baixo consumo de cálcio, pode contribuir para aumentar o risco de osteoporose em idade mais avançada.
Deve-se lembrar que a cafeína não é encontrada exclusivamente no café. Pode ser encontrada, também, no chá mate, no chá preto, e nos refrigerantes. Portanto, cuidado com o consumo excessivo desses alimentos.
Se a pessoa já tem osteoporose, o consumo de cafeína deve ser o mínimo possível ou mesmo evitado.
Deve-se lembrar de não ingerir fontes de cafeína juntamente com fontes de cálcio como, por exemplo, leite com café, o que diminui a absorção do cálcio do leite. As principais fontes de cálcio são leite e derivados (queijos, iogurtes, coalhadas), peixes, feijão e hortaliças verdes escuras.
Dra. Luciene A. Negrini
Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário