domingo, 3 de abril de 2011

Hipertensão do Avental Branco - Assunto deste domingo no American College

A hipertensão do avental branco (Síndrome do Jaleco Branco) é uma situação que pode causar confusão em consultório. Afinal, o paciente é hipertenso, ou está sob efeito do ¨jaleco branco¨? Uma apresentação de hoje correlacionou a Sy Jaleco Branco à pressão de pulso, uma nova descoberta que pode ajudar os médicos a tomarem melhores decisões clínicas.

O efeito do avental branco é a pressão arterial (PA), medida por um profissional de saúde em um ambiente médico e tende a ser elevada em comparação com a PA aferida pelo próprio paciente em casa. O efeito é bem documentado e reflete os resultados da ansiedade e do estresse.

"Apesar de estudos anteriores demonstraram que a pressão arterial sistólica elevada está relacionado com a Síndrome do Jaleco Branco, este é o primeiro estudo a examinar se a pressão de pulso pode ajudar a hipertensão do avental branco separado de hipertensão verdade", relatou Youngkeun Ahn, da National University Hospital, que conduziu o estudo.

Uma boa opção frente ao MAPA, exame que recorremos comumente, mas que os pacientes não gostam de se submeter, pois ficam 24h com aparelho de PA em seu braço.

Foi sugerido que talvez não se deva medicar tais pacientes, mas particularmente sigo medicando, pois ninguém me convence que se a pressão se eleva frente ao médico ou consultório, também se elevará frente a situações que provoquem ansiedade e estresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário